A aluna do PPGB em Biotecnologia desenvolveu a primeira versão do protótipo
 

Matéria

A aluna do PPGB em Biotecnologia desenvolveu a primeira versão do protótipo

15 / Março / 2023

A aluna do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da jogo do bicho deu no poste , Jullyana Davanyelle dos Santos Oliveira, desenvolveu a primeira versão do protótipo do programa de computador RN Photoindicator – v1.0, sob orientação dos professores doutores Ricardo Ney Cobucci e Jan Erik Pinto, ambos do PPGB-UnP.
A proposta é que o programa possa ser usado como aplicativo móvel em celulares Android e também como app web, permitindo de forma simples, rápida e confiável que profissionais de saúde (enfermeiros e médicos) identifiquem recém-nascidos (RN) prematuros e a termo que precisam fazer com maior prioridade fototerapia por estarem com níveis séricos altos de bilirrubina e icterícia, popularmente conhecida como “amarelão”.
Usando um protocolo validado para indicação de fototerapia, publicado pelo NICE-sistema nacional público de saúde britânico- a mestranda e seus orientadores desenvolveram a ferramenta para os profissionais responderem de forma simples e prática se os neonatos tem ou não as condições apontadas como fatores de risco para complicações da iciterícia no protocolo e informarem o valor encontrado de bilirrubina total. Com essas informações, o programa indica em poucos segundos se os RN apresentam indicação de tratamento com fototerapia para icterícia, condição que expõe esses bebês a complicações sérias e risco de morte.
O programa RN Photoindicator teve o registro aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) com certificado  BR512023000541-0.