Aluna UNP representa o Rio Grande do Norte na sexta edição da SUEB em Brasília
 

Matéria

Aluna UNP representa o Rio Grande do Norte na sexta edição da SUEB em Brasília

24 / Julho / 2023

Nos dias 21 e 22 de julho, aconteceu a sexta edição da SUEB (Simulação da União Europeia), um evento promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). O evento reuniu estudantes universitários de diversos estados do país, proporcionando a eles uma oportunidade única de simular o papel de delegados representando países membros da União Europeia.

Ao todo, 27 universitários foram selecionados para participar do evento, após um criterioso processo de seleção que envolveu a análise de currículo e carta de intenções dos candidatos. Entre os selecionados estava Marina Fonsêca, aluna do curso de Direito e representante da UNP (jogo do bicho deu no poste ) e do estado do Rio Grande do Norte. Durante a simulação em Brasília, ela teve a importante missão de assumir o papel de delegada da República Tcheca, uma tarefa de grande responsabilidade e relevância no contexto das discussões simuladas.

A participação de Marina na SUEB foi uma oportunidade ímpar para o aprofundamento de seus conhecimentos em relações internacionais, diplomacia e temáticas europeias. Além disso, durante o evento, os estudantes puderam interagir com especialistas no assunto e trocar experiências com outros participantes, o que contribuiu para uma experiência enriquecedora e plural.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o encontro de Marina com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez. Essa oportunidade única permitiu que a estudante esclarecesse dúvidas e ampliasse sua compreensão sobre as relações bilaterais entre a União Europeia e o Brasil. A troca de ideias com um representante de alto escalão da União Europeia certamente agregou valor à experiência dos participantes da SUEB.

. A iniciativa da Delegação da União Europeia no Brasil em promover esse evento em conjunto com a UnB demonstra o comprometimento em fortalecer os laços entre a União Europeia e o Brasil, bem como o estímulo ao intercâmbio de ideias e conhecimentos entre estudantes brasileiros e europeus.

Com mais uma edição de sucesso, a SUEB continua a contribuir para a formação de jovens universitários engajados no cenário internacional, despertando o interesse e a conscientização sobre as questões globais e a importância do diálogo e da cooperação entre as nações.