Artigos de Eng. Civil aprovados
 

Matéria

Artigos de Eng. Civil aprovados

15 / Março / 2021

Alunos do Curso de Engenharia Civil, no Campus Natal, tiveram artigos aceitos para publicação nas edições do mês de março em dois periódicos nacionais especializados de publicação bimestral: o Brazilian Journal of Development e o Brazilian Journal Applied Science.

As pesquisas foram desenvolvidas pelos alunos do Programa de Extensão Tutorial de Engenharia Civil (PET-ECI), sob a tutoria e orientação da Profa. Dra. Cláudia Cruz.

Segundo o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, o Prof. Me. Juarez de Quadros, essas pesquisas têm profundo impacto nos meios científico e técnico pois passeiam por temas diversificados. “Elas reforçam a versatilidade da produção intelectual e de pesquisa do grupo demonstrando a importância da pesquisa para o desenvolvimento individual não só dos alunos mas também de toda a comunidade acadêmica”.

O Brazilian Journal of Development é um periódico especializado em artigos técnicos cujas contribuições trazem originalidade ao meio científico. Além disso, é caracterizado e estratificado como um periódico B2 no indicador Qualis CAPES apontando os periódicos de excelência nacional.

Os artigos aceitos para esse periódico foram categorizados em três áreas:

  • Analysis of the use of Digital Technologies in University Extension during Social Isolation: trabalho desenvolvido pelos alunos Anna Beatriz Rodrigues de Queiroz, Rodrigo Rodrigues dos Santos, Jenerson Crisostomo de Lima, Marcos Vinicius Dias Marques, Klleyson Freitas dos Santos, Kevin Felipe Bezerra Gomes da Silva, e João Lucas da Silva Sabino. Resumo: discute a importância do uso de tecnologias digitais em Universidades durante épocas de isolamento social.
  • Characterization of Historical Mortars in the 18th Century House Landmark: pesquisa realizada pelos alunos José Sebastião De Oliveira Neto, Aline Ferreira De Lima, e Yasmim Freire Xavier Limeira. Resumo: analisa e discute a caracterização das argamassas históricas em casas do século XVIII.
  • The Panorama of Marble and Granite Cutting Residues in the Current Civil Construction Scenario: artigo desenvolvido pelos alunos Rodrigo Rodrigues dos Santos e Marcos Vinicius Dias Marques. Resumo: apresenta discussões acerca do panorama dos resíduos de corte de mármore e granito na atualidade da Construção Civil

O Brazilian Journal Applied Science também é um periódico responsável por contribuir com artigos técnicos originais e disseminá-los no meio cientifico. Possui Qualis Capes B3 (estratifica periódicos de excelência nacional).

Para esse periódico foi aceito o artigo desenvolvido durante a pesquisa realizada pelos alunos Leonardo da Silva Dias (concluinte) e Arthur Henrique de Araújo Macêdo. O trabalho é intitulado Mobile Application for Optimizing Concrete Quality Control Registration in Works, no qual discute-se o desenvolvimento um aplicativo mobile para melhorar e otimizar o registro do controle de qualidade do concreto utilizado em obras da Construção Civil.