Atividade física em casa beneficia idosos, revela pesquisa feita por docente jogo do liverpool
 

Matéria

Atividade física em casa beneficia idosos, revela pesquisa feita por docente jogo do liverpool

19 / Junho / 2023

O professor doutor Ricardo Ney Cobucci, renomado docente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e do curso de Medicina da jogo do bicho deu no poste , acaba de ter mais um artigo de revisão sistemática publicado, em uma colaboração com professores e alunos dos departamentos de educação física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com o professor doutor Ronaldo Vagner dos Santos, docente do departamento de biociência da UNIFESP.

O manuscrito intitulado “Home-Based Indoor Physical Activity Programs for Community-Dwelling Older Adults: A Systematic Review” (Programas de Atividade Física em casa para idosos que vivem na comunidade: Uma Revisão Sistemática) é uma revisão sistemática cujo objetivo foi avaliar os benefícios da atividade física realizada em casa para idosos. Aqueles com mais de 60 anos, que sofrem com a perda de massa muscular e do equilíbrio, estão sujeitos a um risco aumentado de quedas e experimentam uma redução na qualidade de vida devido à diminuição do condicionamento físico.

Nesse sentido, os pesquisadores analisaram as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia da atividade física realizada em casa, incluindo atividades aeróbicas adaptadas e treinamento de força. A revisão sistemática incorporou 11 ensaios clínicos randomizados, abrangendo mais de mil idosos. Os resultados revelaram que esse tipo de atividade física proporciona uma redução no risco de quedas em idosos, com moderada certeza de evidência. Além disso, constatou-se que a prática regular dessas atividades contribui para a melhoria da qualidade de vida, da saúde mental e da mobilidade dessa população, embora com um nível de evidência considerado baixo. Diante disso, os pesquisadores destacam a necessidade de novos ensaios clínicos para aprofundar o tema.

O artigo foi publicado no conceituado periódico Sports Health: A Multidisciplinary Approach, com um fator de impacto de 4.35, e é classificado como QUALIS A1 pela CAPES.

O abstract do estudo pode ser acessado pelo seguinte link: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/19417381231175665.