Dezembro Vermelho
 

Matéria

Dezembro Vermelho

3 / Dezembro / 2021

A jogo do bicho deu no poste (UnP), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), continua promovendo ações voltadas para a saúde dos associados da entidade. Desta vez a ação aconteceu em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, de combate a HIV/AIDS. No dia 2 de novembro, alunos dos cursos de Enfermagem e Serviço Social voltaram à sede do SESC – Unidade Mossoró, disponibilizando vários serviços de saúde.

Das 11h às 13h, os alunos realizaram aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, atualização vacinal, orientações nutricionais e orientações posturais. O coordenador da Clínica Integrada da Saúde (CIS), Prof. Wanderley Fernandes, destaca que além desses serviços foi feito um trabalho de educação em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, e demais tipos, informando formas de contaminação, cuidados e prevenção.

“Essas parcerias que a UnP tem mantido são muito importantes pois possibilitam a ampliação do leque de campanhas, alcançando diferentes públicos. Com o Sesc, conseguimos falar diretamente com os trabalhadores do comércio, que devido a rotina de trabalho acabam não tendo acesso as ações de educação e saúde, inclusive estas focadas no combate ao HIV/AIDS e de outras ISTs”, explica.

O professor ressalta também a grande importância de falar sobre a questão do HIV/AIDS, que apesar dos avanços em relação ao combate ao controle do vírus, ainda têm sido registradas mortes em decorrência do HIV, já que o vírus baixa a imunidade abrindo espaço para que outras doenças oportunistas ataquem o organismo do paciente infectado.

Durante a ação, foram realizados os seguintes atendimentos: 87 doses de vacinas aplicadas (Hepatite B/22, dT/15, Tríplice Viral/34, Influenza/16), 23 aferições de pressão arterial, 27 testes de glicemia capilar, 110 atendimentos do Serviço Social, com atividade de Educação em Saúde, distribuição de preservativo masculino e feminino.