Docente jogo do liverpool
 publica protocolo de revisão sistemática sobre o impacto do sobrepeso e obesidade no Lúpus Eritematoso Sistêmico
 

Matéria

Docente jogo do liverpool publica protocolo de revisão sistemática sobre o impacto do sobrepeso e obesidade no Lúpus Eritematoso Sistêmico

3 / Julho / 2023

O professor doutor Ricardo Ney Cobucci, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e do curso de Medicina da jogo do bicho deu no poste , acaba de publicar um novo protocolo de Revisão Sistemática que aborda a relação entre o sobrepeso, obesidade e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O protocolo, intitulado “Impact of overweight and obesity on disease activity and remission in systemic lupus erythematosus: A systematic review and meta-analysis protocol”, foi publicado no renomado periódico Plos One, qualificado como QUALIS A1 nas áreas de biotecnologia e medicina.

Em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o professor Ricardo Ney Cobucci descreve detalhadamente como realizará uma revisão sistemática com metanálise para investigar se o sobrepeso e a obesidade têm um impacto negativo na remissão e atividade da doença em adultos diagnosticados com Lúpus Eritematoso Sistêmico.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune crônica, na qual o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. Estudos anteriores indicaram uma possível associação entre o excesso de peso e a piora da atividade do LES, mas ainda é necessário reunir e analisar as evidências de forma sistemática.

O protocolo desenvolvido pelo professor Ricardo Ney Cobucci e sua equipe detalha a metodologia a ser utilizada para a revisão sistemática, incluindo critérios de seleção de estudos, busca em bases de dados, extração de dados relevantes e análise estatística. O objetivo é fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre o tema, para que profissionais de saúde possam ter uma base sólida ao abordar pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico que também apresentam sobrepeso ou obesidade.

O professor Ricardo Ney Cobucci expressa sua motivação ao realizar essa pesquisa. “Esperamos que este protocolo seja um passo importante para entendermos melhor a relação entre o sobrepeso, a obesidade e o Lúpus Eritematoso Sistêmico. Com base nas evidências reunidas, poderemos fornecer orientações mais precisas e individualizadas para o manejo da doença em pacientes com excesso de peso”, afirma o professor.

O artigo completo do protocolo pode ser acessado através do seguinte link: [https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0287753]. É uma leitura recomendada para aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico e sua relação com o sobrepeso e obesidade.