Docente de Medicina e do PPGB palestra em Congresso de Radiocirurgia
 

Matéria

Docente de Medicina e do PPGB palestra em Congresso de Radiocirurgia

23 / Novembro / 2022

O Prof. Dr. Edilmar de Moura Santos, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-UnP) e do curso de Medicina da jogo do bicho deu no poste , participou como palestrante durante o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Radiocirurgia, com o tema “Prevenção e tratamento das complicações em radiocirurgia para MAVs”. O evento ocorreu nos dias 19 a 20 de novembro de 2023, em Recife (PE).

Nos últimos anos, a radiocirurgia brasileira passou por avanços sem precedentes, com muitos profissionais atuantes, diversas máquinas adquiridas e milhares de pacientes que se beneficiaram deste tratamento. Essa técnica serve para tratar tumores pequenos localizados no cérebro ou no sistema nervoso central.

O procedimento não é invasivo, e conta com altas doses de radiação enquanto minimiza a exposição ou acometimento dos tecidos sadios ou estruturas importantes próximas da região do alvo do tratamento. O processo permite tratar alvos em locais antes não permitidos com altas doses em poucas sessões. A radiocirurgia pode ser usada para tratar tumores benignos, malignos, metástases ou alvos que não são oncológicos.