Doutoranda jogo do liverpool
 publica artigo sobre a construção da subjetividade feminina na contemporaneidade
 

Matéria

Doutoranda jogo do liverpool publica artigo sobre a construção da subjetividade feminina na contemporaneidade

3 / Julho / 2023

A doutoranda Débora Bianco Lima Garbi, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da jogo do bicho deu no poste , acaba de lançar um artigo de revisão que traz reflexões profundas sobre a construção da subjetividade da mulher na contemporaneidade, sob uma perspectiva psicanalítica. O artigo, intitulado “Uma análise do feminino na contemporaneidade a partir da psicanálise”, foi publicado no periódico internacional Cuadernos de Educación y Desarrollo, qualificado como QUALIS A4 na área de biotecnologia.

Em colaboração com os professores doutores Jan Erick Pinto, Ricardo Ney Cobucci e Giuliani Paulineli Garbi, do PPGB, e Érica Canuto Veras, pós-doutora e promotora de justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Débora Bianco Lima Garbi empreendeu uma investigação profunda sobre a diferenciação entre feminino, feminilidade e mulher. O objetivo central do artigo foi refletir sobre a subjetividade feminina e seu desenvolvimento, tendo como base o olhar da psicanálise.

Ao longo do artigo, os autores exploram o trinômio “falo, falta e desejo” e sua relação com a mulher enquanto sujeito. Eles buscam entender como a mulher pode passar de um sujeito objetivado e relacional para uma mulher desejante, valorizando sua própria subjetividade. Além disso, destacam que a marginalização das mulheres não está presente apenas na psicanálise, mas é uma questão mais ampla que afeta a sociedade como um todo. Mulheres frequentemente enfrentam sobrecarga de papéis sociais que podem sufocar sua individualidade.

Débora Bianco Lima Garbi expressa sua satisfação em contribuir com uma abordagem psicanalítica para a compreensão da subjetividade feminina na contemporaneidade. “Nosso objetivo foi trazer à tona discussões relevantes sobre a construção do feminino e a experiência da mulher na sociedade atual. Esperamos que esse artigo estimule reflexões e possa ser um ponto de partida para futuras pesquisas e debates”, afirma a doutoranda.

O artigo completo pode ser acessado através do seguinte link: [https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1326]. É uma leitura recomendada para aqueles interessados em compreender mais profundamente a complexidade da subjetividade feminina e as questões que envolvem a mulher na contemporaneidade.