Estudo com neonatos
 

Matéria

Estudo com neonatos

29 / Agosto / 2022

O Prof. Dr. Ricardo Ney Cobucci, docente da Pós-Graduação em Biotecnologia jogo do liverpool (PPGB-UnP), participou de estudo que compôs a tese de Doutorado em Saúde Coletiva pela UFRN da enfermeira Edienne Sarmento Diniz, atualmente servidora da EBSERH na Paraíba.

Nessa parceria, o Professor coorientou a equipe na condução de um estudo prospectivo realizado com mais de 250 neonatos internados na UTI neonatal da Maternidade Januário Cicco (MEJC/EBSERH/UFRN).

O objetivo foi avaliar fatores associados com o surgimento de infecção na corrente sanguínea nas primeiras 72 horas após a inserção de cateter central de inserção periférica (PICC) nos recém nascidos incluídos nesse estudo.

Entenda
PICC são catéteres usados, principalmente, para admnistrar medicações de forma endovenosa em prematuros que necessitam de cuidados em UTI.

Ao final do estudo que foi publicado em periódico internacional Qualis A, os pesquisadores concluíram que neonatos em que o cateter foi colocado em veias dos membros superiores apresentaram maior risco de desenvolverem infecção na corrente sanguínea.

Estudos com amostras grandes e bem conduzidos como esse, contribuem para orientar profissionais de saúde e aumentar a segurança dos pacientes, nesse caso neonatos que precisaram de cuidados intensivos na UTI.

O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link https://doi.org/10.1016/j.jnn.2022.08.006