Fantoches da Nutrição
 

Matéria

Fantoches da Nutrição

27 / Abril / 2021

Quanto mais colorido o prato, melhor. E um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Para ensinar crianças e pais sobre essa importância, alunos da 7ª série de Nutrição do Campus Mossoró utilizaram fantoches de vegetais e muita criatividade.

A ação foi realizada no dia 26 de abril na Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Porto pelos estudantes Emanuelly Suzy, Amália Holanda e Josias Hilário que integram o Estágio de Nutrição Social. O foco foram os adultos com filhos de 0 a 5 anos, abordando de maneira lúdica coo as cores dos alimentos estão diretamente relacionadas às vitaminas, nutrientes e micronutrientes e fitoquímicos.

Para tanto, eles aproveitaram o período de vacinação daquela faixa etária, realizando uma conscientização. Além disso, os universitários trouxeram orientações quanto a suplementação de vitamina A, que é oferecida nas UBS.  O trabalho foi acompanhado pela preceptora Mayara Martins.

Veja algumas das principais orientações:

  • Alimentos alaranjados: Cenoura, mamão, manga, abóbora. São fontes de carotenoides, importantes para a imunidade, saúde da pele e dos cabelos e saúde dos olhos. –
  • Alimentos roxos: Uva roxa e suco de uva integral, beterraba, açaí, amora, ricos em resveratrol e antocioninas, antioxidantes que combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
  • Alimentos verdes escuros: agrião, rúcula, couve, brócolis e espinafre possuem antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro.