FUTURAS CIENTISTAS: Alunas da rede estadual têm pesquisa sobre alimentos sem glúten publicada em livro de segurança alimentar
 

Matéria

FUTURAS CIENTISTAS: Alunas da rede estadual têm pesquisa sobre alimentos sem glúten publicada em livro de segurança alimentar

22 / Novembro / 2023

Estudo foi realizado durante o Programa Futuras Cientistas, do Governo Federal, e apresentou produtos para celíacos

 

Uma pesquisa protagonizada por cinco alunas do Ensino Médio de escolas públicas do Rio Grande do Norte rendeu a elas a publicação inédita em livro sobre segurança alimentar.

Sob a perspectiva de preparos sem glúten para celíacos à base de produtos regionais, o estudo foi realizado durante a participação das estudantes no Programa Futuras Cientistas em janeiro de 2023.

A iniciativa foi executada pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da jogo do bicho deu no poste (PPGB/UnP), em Natal, com coordenação geral do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As alunas envolvidas na pesquisa são Mariana Vitória Lima da Silva e Kelly Claire Alves do Nascimento (Escola Estadual Professor Paulo Freire de Baía Formosa, distante cerca de 97 quilômetros da capital), Maria Eduarda de Almeida Bezerra (Escola Estadual Santos Dumont de Parnamirim, região Metropolitana), Dandara Clarice Felix Targino e Letícia Nicole Ferreira de Araújo (Escola Estadual Doutor Antônio de Sousa de Parnamirim).

Sob a tutoria das professoras pesquisadoras doutoras Maria Aparecida Medeiros Maciel e Amália Cinthia Meneses do Rêgo, e os alunos do PPGB Rosildo da Silva e Ionne Martins Soares Dantas, as futuras cientistas avaliaram as características físico-químicas de biomassas isentas de glúten preparadas com macaxeira. Este foi o primeiro contato das jovens com o mundo acadêmico e científico.

Devido ao aumento constante de pessoas com intolerância ou alergia ao glúten, a pesquisa apresentou produtos como biomassas, farinhas e até biscoitos em formato redondo produzidos com macaxeira e que podem ser consumidos por esse público sem prejudicar a digestão.

“Para se ter uma ideia, os produtos preparados podem ser amplamente utilizados na forma in natura, ou seja, como pó-desidratado, como suplemento alimentar ou ainda podem ser formuladas para preparar diversos produtos de panificação, ampliando as possibilidades do setor alimentício que atende não apenas doentes celíacos, bem como indivíduos holísticos que consomem preferencialmente alimentos naturais”, destaca a professora Aparecida.

 

Sobre o livro

O estudo tem 18 páginas e foi intitulado ‘Utilização da matéria prima Manihot esculenta Crantz para gerar produtos nutricionais isentos de glúten. O artigo pode ser conferido no livro “Desafios e estratégias para segurança alimentar mundial – Volume 3, da editora Amplla”. Para ler o material na íntegra, basta acessar o link: https://ampllaeditora.com.br/books/2023/10/SegurancaAlimentarV3.pdf.

“A participação dessas jovens é um marco para a ciência e demonstra um futuro promissor. O Rio Grande do Norte tem muito disso. Precisamos investir cada vez mais no ensino de base, na ciência e oferecer oportunidades aos estudantes que ainda vão chegar na universidade”, frisa a professora Amália.