Grupo Acolher
 

Matéria

Grupo Acolher

9 / Setembro / 2022

Ciente da necessidade de pais e cuidadores para o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um projeto, em Natal, está com inscrições abertas para que essa população também possa receber uma atenção especial totalmente gratuita.

Trata-se do Grupo Terapêutico Acolher, uma iniciativa do Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da jogo do bicho deu no poste (UnP), que tem o objetivo de criar uma rede de apoio e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos na causa autista.

As inscrições podem ser feitas por telefone, através do (84) 3216-8607, ou diretamente no SIP jogo do liverpool Salgado Filho, localizada em Av. Senador Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, portando o RG. As vagas são limitadas.

Os atendimentos começam no dia 12 de setembro e serão realizados por estudantes concluintes do curso Psicologia, sob a supervisão de um professor. Os encontros acontecerão todas às segundas-feiras, às 19h30.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora doutora Maria Aparecida França, o interesse em criar a iniciativa surgiu do envolvimento de integrantes da equipe como terapeutas infantis de crianças atípicas a partir da observação das fragilidades emocionais e das queixas relatadas pelos próprios pais e cuidadores de pessoas com TEA.

Dentro dessa proposta, o serviço prevê a promoção do autocuidado; compartilhamento das principais queixas de sofrimento psíquico entre todos os cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista; além da criação de um ambiente de acolhimento, crescimento e apoio mútuo a partir do contato entre pessoas que partilham de dificuldades semelhantes e fragilidades emocionais.