Imersão em SP
 

Matéria

Imersão em SP

9 / Maio / 2022

O Prof. Ítalo Vale, Líder Docente do Engineering Lab UnP, esteve em São José dos Campos (SP) participando de uma imersão no tema de manufatura aditiva com argamassa. O assunto é inovador na área das Engenharias e faz parte de dois projetos de pesquisa do Laboratório Temático das Engenharias jogo do liverpool , orientados pelo docente juntamente com o Prof. Éder Miranda.

De 25 a 29 de abril, o Prof. Ítalo pôde conhecer a estrutura de laboratórios da EPUSP para estudos com manufatura aditiva em argamassa. A viagem também teve objetivo de formalizar parceria entre UnP e Universidade São Judas Tadeu, integrante do Ecossistema Ânima, para o desenvolvimento de estudos com argamassa para o uso em manufatura aditiva. Além disso, o docente conheceu a impressora 3D utilizada pela Startup Construtech.

A São Judas realizará ensaios mecânicos com protótipos de argamassa impressa construídos pela Startup Construtech. Por sua vez, em escala de laboratório, será elaborado o projeto da impressora 3D relativo à Squad 2 – Impressora 3D para argamassa, do Engineering Lab UnP. Quanto à Squad 3 – CTC, serão realizados estudos com argamassa vislumbrando a aplicação em impressão.