Informática Cidadã
 

Matéria

Informática Cidadã

8 / Janeiro / 2020

O Projeto Informática Cidadã da jogo do bicho deu no poste , com mais de 11 anos de atuação, tem oferecido para centenas de participantes a oportunidade de mais qualificação profissional. Nos últimos anos, tem prioridade de desenvolver essas aptidões para pessoas com deficiência (PCDs) se inserirem no mercado de trabalho.

Alunos e Professores dos cursos de Engenharias e Tecnologia já fazem parte desse projeto, mas no ano de 2019, teve a participação também de integrantes do Curso de Psicologia. A aluna e voluntária do projeto, Larissa Layze postou em suas redes sociais a sua experiência e o quão gratificante foi participar.

A estudante escreveu na publicação sobre a importância da qualificação em todos os âmbitos, sendo a Informática Básica um dos conhecimentos mínimos exigidos para poder se inserir no mercado. “O fruto desse projeto tão maravilhoso é poder ver muitos alunos trabalhando em diversos lugares e inclusive na própria UnP depois da capacitação”, comentou Layze.

No segundo semestre de 2019 as aulas contaram com 21 alunos surdos, que aprenderam sobre Informática Básica (Windows, Word, Excel e Power Point). Além disso, eles desenvolveram também aspectos do hardware e conexões de periféricos. Garantindo ao fim o certificado de conclusão do curso.

Em princípio, para seleção de alunos a UnP conta com algumas parcerias. Entre elas podemos destacar a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Corde) do Governo do Estado e do Centro de Atenção ao Surdo (CAS). Como também, a Associação de Surdos de Parnamirim (ASP).