Leitura Itinerante
 

Matéria

Leitura Itinerante

20 / Abril / 2022


Em um mundo cada vez mais tecnológico, despertar o interesse pelos livros e o prazer de ler nas crianças – por mais jovens que sejam – se torna ainda mais desafiador. Por isso, no Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril, estudantes e professores de Pedagogia de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, iniciaram a sua contribuição para mudar um pouco essa realidade.

Por meio do projeto de extensão universitária ‘Literatura Itinerante’, eles promoverão, até 31 de maio, ações de incentivo à leitura nas escolas da rede pública de ensino da região. A programação abrange desde a Educação Infantil e envolve diversas atividades.

Contações de histórias por meio da literatura de cordel, fantoches, dedoches, teatro e outras atividades lúdicas são algumas das atrações planejadas. Com isso, os graduandos visam fortalecer o desenvolvimento cognitivo, social e criativo das crianças das instituições contempladas.

As ações são desenvolvidas por alunos do Polo Currais Novos da jogo do bicho deu no poste (UnP), sob a coordenação do professor Bernardino Galdino de Sena Neto. Segundo o docente, o hábito regular da leitura pode ser uma ferramenta de transformação social para muitas pessoas.

“Ao incentivar os jovens a ler, democratizamos o acesso à cultura, contribuindo, portanto, para a formação de sujeitos leitores e críticos. É uma satisfação poder contribuir com a ampliação das possibilidades de leitura para crianças de escolas públicas da cidade e região, uma vez que acreditamos que a leitura tem um potencial pedagógico essencial para o desenvolvimento da criança em seu aspecto cognitivo e social”, detalha.

Emanuelly Dantas, de 38 anos, é aluna de Pedagogia e uma das participantes do projeto. Ela afirma que outro principal benefício da iniciativa é a formação de futuros leitores críticos. “É importante que possamos estar reflexivos em relação ao contexto social no qual estamos inseridos. Assim, precisamos incentivar as crianças, por meio do lúdico e do imaginário, a fim de desenvolver o raciocínio e a sensibilidade”, justifica.

Doações de livros

Além dos momentos de leitura, os integrantes do ‘Literatura Itinerante’ farão doações de livros infantis para o público, ao final de cada ação. Para isso, o professor Bernardino Neto explica que o projeto arrecada obras em eventos realizados pela Universidade, mas que a população em geral também pode contribuir.

Os interessados podem deixar suas doações de exemplares da Literatura Infantil no posto de coleta disposto na recepção do Polo Currais Novos jogo do liverpool , localizado na Avenida Tungstênio, número 69, Bairro JK.