Pesquisa potiguar explora potencial de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus
 

Matéria

Pesquisa potiguar explora potencial de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus

24 / Julho / 2023

Pesquisa potiguar explora potencial de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus

Estudo incentiva os mais diversos setores da sociedade a pensar no desenvolvimento tecnológico a partir dos benefícios farmacológicos do vegetal

 

Um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da jogo do bicho deu no poste (PPGB/UnP) explorou o potencial de uma espécie de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus. A iniciativa resultou em uma publicação na Peer Review, uma revista que se encontra na mais alta classificação (Qualis A3) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Coordenado pela professora doutora Heryka Ramalho, envolvendo alunos de iniciação científica, uma egressa do mestrado e dois alunos de doutorado, o estudo objetivou a realização da prospecção tecnológica do Opuntia fícus-indica, cactácea presente na Caatinga do Rio Grande do Norte, tendo em vista o poder farmacológico desse vegetal.

 

A prospecção tecnológica é a busca e o mapeamento de desenvolvimento científico e tecnológico que ocorrem no Brasil e no mundo, a partir de patentes, softwares, artigos, com o intuito de influenciar e impactar significativamente as pesquisas científicas, a economia, a indústria e a sociedade em geral.

 

Nessa perspectiva, “foi observado que a Coréia do Sul se destacou no número de patentes, enquanto o Brasil não apresenta depósitos de patentes. Entretanto, a quantidade de trabalhos encontrados ainda é baixa se comparado com outras espécies”. O estudo ainda sugere que “a Opuntia, pelo seu potencial farmacológico, deve ser alvo de novos estudos, e com essa prospecção pode-se incentivar o direcionamento correto dos esforços de investigações nessa temática”.

 

Neste sentido, a docente reforça que tem incentivado os seus orientandos a realizarem investigação das prospecções tecnológicas de espécies vegetais do respectivo bioma, como forma de incentivá-los a pensarem no desenvolvimento tecnológico para o território potiguar e outros lugares do Brasil.

 

“O despertar para essa finalidade pode estimular os mais diversos setores da sociedade, ato que pode levar a redução por consequência de pobrezas e desigualdades, melhorar a qualidade de vida e gerir impactos ambientais, além de permitir a progressão científica e tecnológica das nossas pesquisas e, consequentemente, dos nossos estudantes”, explica Heryka Ramalho.

 

O artigo ‘Prospecção tecnológica de Opuntia ficus-indica: um estudo relacionado ao tratamento de diabetes mellitus’ pode ser acessado on-line, através do link: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/584/404.