Pesquisas abordando treinamento funcional para idosos e emagrecimento são selecionadas para publicação científica
 

Matéria

Pesquisas abordando treinamento funcional para idosos e emagrecimento são selecionadas para publicação científica

18 / Julho / 2023

As pesquisas “Benefícios do treinamento funcional na terceira idade” e “Treinamento intervalado de alta intensidade no processo de emagrecimento: Um estudo de revisão bibliográfica integrativa” foram selecionadas para publicação no livro “Ciências da saúde e suas descobertas científicas”, da editora Seven.

Para o acadêmico de Educação Física Arthur Geovany, além de ser gratificante participar e construir uma pesquisa científica, vê-la publicada é ainda melhor. “Ter um artigo publicado me dá a sensação que o objetivo foi alcançado e que tudo que foi pesquisado tem uma relevância acadêmica”, afirma.

Ambas as pesquisas foram fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), etapa final da faculdade no curso de Educação Física. E, como toda pesquisa acadêmica, são trabalhos que exigem esforço e dedicação. E isso foi o que impulsionou o acadêmico Jucerlânio Matias. “Foi desafiador, mas no fim todo o esforço e renúncias valeram a pena. Fiquei muito feliz em saber que de alguma forma estamos contribuindo para a melhorias na área da saúde”, relata.

A orientadora e professora do curso de Educação Física da jogo do bicho deu no poste (UnP), Marcília Barroso, reforça que a publicação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas promove o avanço do conhecimento.

“É uma maneira de contribuir para o conhecimento científico, oferecendo novas perspectivas, soluções e preenchendo lacunas na área de estudo. Além de proporcionar reconhecimento e prestígio na comunidade acadêmica, aprimorando habilidades como pesquisa sistemática, análise de dados, redação clara e ética da pesquisa”, destaca.

 

As pesquisas podem ser acessadas através do link do livro http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/issue/view/23, nos capítulos 48 e 105.