RUF 2015
 

Matéria

RUF 2015

17 / Setembro / 2015

Um dos índices de referência na qualidade das Instituições de Ensino Superior, o Ranking Universitário da Folha 2015 consolida mais uma vez a jogo do bicho deu no poste como referência no Rio Grande do Norte. Nesta edição, o RUF classificou a UnP como a 121ª melhor do país, a 3ª colocada geral do RN e única entre as instituições privadas. Cinco indicadores foram avaliados pela comissão: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

A UnP teve destaque no quesito Mercado, onde é avaliada a empregabilidade dos alunos e egressos. Aqui a Instituição conquistou a 27ª colocação nacional. Já no tópico Inovação, onde foram considerados os números de pedidos de patentes (direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias de 2003 a 2012), a Universidade levou o 76º lugar.

O RUF deste ano ranqueou 192 universidades: 95 privadas e 97 públicas. “É com grande orgulho que vemos a evolução da nossa Universidade. Estar entre os melhores é a certeza de formar profissionais capacitados para desenvolvimento do nosso estado e a UnP faz isso em todas as áreas. O Ranking Universitário da Folha vem atestar que seguimos no caminho certo”, destacou a Reitora jogo do liverpool , profa. Sâmela Gomes.

No total, 23 instituições potiguares foram avaliadas, entre públicas e privadas, mas apenas quatro atingiram pontuação suficiente para inclusão no RUF. Além jogo do liverpool , foram classificadas no Ranking a UFRN, UFERSA e UERN.

Sobre o RUF
O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do Ensino Superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Nele é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil a partir de indicadores de ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

FIQUE POR DENTRO do RUF – UnP
– A UnP subiu 23 posições no RUF entre 2014 e 2015, sendo a única Instituição de Ensino Superior Privada do RN a conquistar espaço no ranking entre as 23 avaliadas.
– O curso de Medicina é o 41º melhor do país, entre os 257 existentes em todo Brasil, subindo mais de 100 posições em relação ao índice de 2014.
– O curso de Publicidade e Propaganda é o melhor do estado e está entre os 30 melhores do país, subindo 61 posições em relação ao índice de 2014.
– Em 2015 o curso de Computação teve a maior evolução, ficando em 27º lugar nacional. Ou seja, saltou 329 colocações comparado com o RUF 2014.
– O curso de Nutrição está entre os 30 melhores do país, sendo o segundo melhor do estado.
– O curso de Farmácia subiu 237 posições em relação a avaliação de 2014, sendo o segundo melhor do estado.
– Relações Internacionais é o primeiro do estado nessa área.
– O curso de Serviço Social subiu 32 posições, sendo o 31º do país e segundo do RN.
– Já o curso de Ciências Contábeis está entre os 50 melhores do Brasil em 2015, entre 912 universidade públicas e privadas do país.
– Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Civil, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, História, Ciências Contábeis, Farmácia, Engenharia Mecânica e Biomedicina foram classificados entre os melhores do estado.

DESTAQUE NO PAÍS
A UnP possui 4 cursos classificados entre os 30 melhores do país: Nutrição, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Computação.